Energia fotovoltaica em sistemas de irrigação

Entenda como o agronegócio tem investido em energia renovável para suas fazendas


Imagem

A energia fotovoltaica contribui diretamente para o agronegócio já que hoje dos mais variados tipos de irrigações a energia fotovoltaica pode ser diretamente um diferencial, visto que há uma economia nos custos para a irrigação, mas você conhece os mais diferentes tipos de irrigação? Separamos alguns tipos de irrigação para você:

Aspersão:
O sistema de irrigação por aspersão consiste em um método que cria uma espécie de chuva artificial, onde a água é expelida para o ar através de um aspersor e, devido à resistência aerodinâmica, transforma-se em pequenas gotículas que caem sobre o solo e as plantas. Existem diferentes tipos de sistemas de aspersão, tais como o convencional, o pivô central e o auto-propelido, cada um com suas particularidades.

Microaspersão:
Microaspersão é o sistema de irrigação que utiliza emissores que lançam gotículas de água e propiciam uma precipitação mais suave e uniforme que a aspersão. Normalmente operam com asas giratórias ou “bailarinas”, podendo trabalhar de cabeça para cima ou de ponta cabeça.

Gotejamento:
A irrigação por gotejamento é um sistema de irrigação que fornece água diretamente às raízes das plantas de maneira controlada e precisa. Consiste em gotejadores que distribuem água em pequenas quantidades, permitindo que a planta absorva a água de forma mais eficiente, sem desperdício ou evaporação excessiva. É um método econômico e sustentável de irrigação, que pode ser utilizado em diferentes culturas, tamanhos de áreas e tipos de solo.

Apesar de fornecerem uma qualidade incrível para as plantações o custo para esses sistemas de irrigação pode ser alto, tendo em vista isso, nós iniciamos os estudos e produções de usinas solos com uma nova tecnologia de placa bifacial que consiste em captar a radiação pelos dois lados da placa assim tendo uma maior qualidade de captação de radiação e geração de energia.
Com isso os custos de energia para a irrigação diminuem e a qualidade da plantação aumenta

Confira agora alguns de nossos projetos de usinas solo:

PROJETO JC Fernandópolis Grupo Ruiz Citrus
Nesse projeto o cliente tinha uma alta demanda de energia com custos de irrigação para sua plantação de laranja, avaliando o consumo e gasto de energia foi criado dentro da fazenda “Estância FR” (localizada em Fernandópolis SP) duas usinas solo com uma capacidade de geração de 101.15 kWp constituída por 170 módulos cada, gerando uma economia anual total de aproximadamente R$ 250.000,00 anual de energia.
Além disso o grupo conta com outras duas usinas em outras fazendas localizadas em Frutal MG e Olímpia SP gerando diariamente.

Ao todo são 5 usinas solo atuando em diferentes lugares do Brasil (Fernandópolis, Frutal MG, Neves Paulista SP, Olímpia SP) com uma economia total chegando aproximadamente à R$ 500.000,00

Pode se dizer que a energia solar tem contribuído muito para o agronegócio nos últimos anos, sendo a terceira maior fonte de energia no país, com um enorme potencial de crescimento e atraindo cada vez mais investidores.
Se interessou pelos processos de irrigação e como nossos projetos impactaram positivamente nos nossos clientes? Fale já conosco e faça também um orçamento.

Hold, uma empresa com 21 anos no mercado, promovendo satisfação, atuando com energia solar e automação, entregando Qualidade, Soluções & Confiança, faça-no uma visita!

2024 - hold.inf.br

Todos os direitos reservados.

 

Hold - Energia Solar e Automação
Responde rapidamente

Hold - Energia Solar e Automação
Olá,
como podemos ajuda-lo(a)?
07:29
×
Chamar no WhatsApp Chamar no WhatsApp

Depoimento